Estado receberá até o final de semana 228 mil doses do imunizante da Pfizer.
Foto: Christof Stache/ AFP
A partir desta terça-feira (10), o Ministério da Saúde enviará a São Paulo remessas que, até o final da semana, totalizarão 228 mil doses da vacina da Pfizer.
Na semana passada, o governo estadual acusou o Ministério da Saúde de
não entregar metade das doses previstas para o estado. As doses recebidas seriam 50% do total que o estado deveria ter recebido referente ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). O estado de São Paulo, devido à sua população, recebe cerca de 22% das doses do PNI.
À CNN Brasil, o ministro Marcelo Queiroga confirmou que devolverá as doses ao estado para evitar judicialização e prejuízo ao PNI. “Nós retivemos 150 mil doses de Pfizer. Eles alegam 228 mil. Nós achamos melhor, para evitar judicialização, fazermos a compensação”, disse.
Vacinação de adolescentes em SP
A diminuição no repasse de doses da Pfizer para o estado de São Paulo chegou a deixar em aberto o início vacinação de adolescentes, prevista para ter início em 18 de agosto. Até o momento, apenas a vacina desta fabricante tem autorização para uso em pessoas de 12 a 17 anos no Brasil.
No entanto, na última sexta-feira (6), o governador João Doria afirmou que o estado
tem doses suficientes do imunizante para manter a programação de vacinação contra a para adolescentes do estado a partir de 18 de agosto.
Veja o calendário Estadual de vacinação:
• 10 a 16 de agosto: 18 a 24 anos;
• 18 a 29 de agosto: adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas;
• 30 de agosto a 5 de setembro: 15 a 17 anos;
• 6 a 12 de setembro: 12 a 14 anos
FONTE: CNN Brasil '