Até quinta-feira (6), 400.958 não tomaram a segunda dose no estado. Sobre a falta de vacinas, a gestão voltou a afirmar que os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos e foram enviados corretamente.
Foto: Divulgação/Governo de SP
Mais de 400 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o estado de São Paulo ainda não voltaram ao posto de vacinação ou não encontraram a segunda dose, segundo um balanço da Secretaria Estadual da Saúde divulgado nesta sexta-feira (7).
De acordo com os dados consolidados até quinta-feira (6), 400.958 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis ainda precisam completar o esquema vacinal, ou seja, receber a segunda dose. O total inclui 101.753 pessoas que tomaram a vacina da Fiocruz (Astrazeneca/Oxford) e outros 299.205 referentes à vacina do Butantan (CoronaVac).
Metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, com 196.169 faltosos. As regiões de Taubaté, Sorocaba, Baixada Santista, Ribeirão Preto e Campinas, que têm alta densidade populacional, respondem em média por 5% a 7,5% do total de faltosos no estado.
A Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane Cardoso de Paula, fez um apelo nesta sexta (7) para que as pessoas procurem os serviços de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes.
Ela destacou o intervalo entre doses da vacina da Astrazeneca/Fiocruz, que é de 12 semanas, maior que o intervalo da vacina do Butantan, que fica entre 14 e 28 dias.
Falta de vacinas
Com relação a falta de imunizantes registrada em pelo menos
30 municípios do estado, o governo explicou que os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que a cidade realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.