Falta de doses suficientes para imunização comprometeu o calendário de pelo menos 14 cidades paulistas; Cajamar é um dos municípios onde a aplicação da segunda dose foi interrompida.
Foto: Instituto Butantan/Divulgação
A aplicação da 2ª dose da CoronaVac segue suspensa em cidades do estado de São Paulo. De acordo com um levantamento feito pela
GloboNews, ao menos 14 municípios do estado estão sem o imunizante para a aplicação nos grupos prioritários.
Segundo algumas prefeituras, a suspensão se deve a quantidade insuficiente de vacinas enviadas pela secretaria estadual da Saúde de aos municípios.
Em nota enviada à imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde informou que envia aos municípios quantidades iguais para a primeira a segunda dose do público-alvo. Segundo a pasta, é responsabilidade das prefeituras aplicarem as doses de acordo com os critérios técnicos, respeitando as faixas etárias e o intervalo de aplicação.
Ainda de acordo com o órgão, as cidades devem também cobrar o Ministério da Saúde, solicitando o envio de mais vacinas para o estado, e assim, consequentemente, sejam distribuídas para a rede.
Situação em Cajamar
Cajamar é uma das cidades afetadas pela falta de doses para a aplicação da 2ª dose. Cerca de 90 idosos aguardam a segunda dose do imunizante no município.
Na última semana, o prefeito da cidade,
Danilo Joan, chegou a se reunir com o secretário de Desenvolvimento Regional do Governo de SP, Marco Vinholi, solicitando o envio de novas doses para dar prosseguimento ao calendário de vacinação.
Vinholi chegou a afirmar que levaria a solicitação à Secretaria Estadual de Saúde, mas, nada foi resolvido até o momento.
Segundo a Prefeitura de Cajamar, assim que for restabelecido o envio das doses, a Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas que estão com a segunda dose pendente para fazer o agendamento.
FONTE: Com informações, G1