Prefeitura de Francisco Morato anuncia que vai prorrogar quarentena até 8 de junho
A cidade está na fase vermelha do plano estadual de retomada das atividades econômicas. Assim como outros municípios, Francisco Morato aguarda a aprovação do Governo de SP para iniciar a flexibilização da quarentena.
Foto: Reprodução/Humberto Muller/Agência Mural/Folhapress
Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Francisco Morato informou que a quarentena no município será prorrogada até o dia 8 de junho. A cidade está na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, do Governo do Estado, onde o funcionamento é permitido somente aos serviços essenciais.
“Para tomarmos novas medidas e migrarmos para a fase 2, que permite a abertura gradual da atividade econômica, a cada sete dias o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Francisco Morato analisará detalhadamente a situação de nossa cidade levando em conta a taxa de ocupação de leitos, número de infectados e óbitos” informou a Prefeitura.
De acordo com a administração municipal, um dos requisitos para a mudança da fase do plano estadual é a criação de novos leitos de UTI na região. Segundo a administração, o projeto já foi entregue ao Governo do Estado, por meio do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery (Cimbaju).
“Cada decisão será tomada conforme os resultados referentes a nossa taxa de isolamento social em nossa cidade, sendo assim, quanto mais a população colaborar com as regras, mais rápido a rotina dos moratenses vai voltando ao normal” destacou a administração municipal.
Flexibilização na região
Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juqueri, – Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã – afirmam que a Capital não pode ser tratada em separado da Região Metropolitana.
Segundo o plano do governo estadual, os municípios devem atingir o número de leitos determinado pelo plano, para assim, poder avançar de fase e ter direito a flexibilização da quarentena e a retomada das atividades econômicas.
O plano para a retomada gradual do comércio na região já foi entregue. As cidades agora vão instalar novos leitos de UTI, atendendo as medidas determinadas pelo governo e aguardam a análise de flexibilização da quarentena nos municípios.
FONTE: Imprensa/Prefeitura de Francisco Morato