Hospital São Vicente em Jundiaí suspende o uso de hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19
A instituição informou que aguarda novas pesquisam que possam confirmar sua eficácia no tratamento de pacientes com a Covid-19.
Foto: Reprodução/Dirceu Portugal/Fotoarena/Agência O Globo
O Hospital São Vicente, em Jundiaí na anunciou a suspensão do uso do medicamento hidroxicloroquina em pacientes diagnosticados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A instituição informou que medicamento é contraindicado e o tratamento aos pacientes tem sido realizado de forma individual, o que inclui a combinação de diversos medicamentos, conforme o quadro clínico e histórico do paciente. De acordo com a unidade, novas pesquisas relacionadas a eficácia do medicamento estão sendo aguardadas.
O medicamento era utilizado em pacientes que apresentavam o quadro mais grave da doença. Casos leves passaram a ter indicação de uso da hidroxicloroquina a partir do dia 9 de abril. Na ocasião, o tratamento foi estendido aos demais pacientes, desde que não houvesse contraindicações, como condições cardíacas, conforme apurou o portal Tribuna de Jundiaí.
OMS suspendeu o uso do medicamento
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última segunda-feira (25) a interrupção do uso da cloroquina e hidroxicloroquina em testes para tratamento contra a Covid-19. O motivo é um estudo publicado pela revista cientifica Lancelet. A pesquisa mostrou que houve mais mortes entre os pacientes que utilizaram os medicamentos do que aqueles que, mesmo infectados, não tomaram o composto de cloroquina sozinha ou combinada. A chance do desenvolvimento de arritmia cardíaca também foi maior entre aqueles que utilizaram o remédio no tratamento contra Covid-19.
FONTE: Tribuna de Jundiaí