Partidos de oposição e cerca de 400 entidades da sociedade civil protocolaram nesta quinta-feira (21) um pedido coletivo de impeachment. Este é o primeiro pedido de impeachment no qual partidos se juntam para exigir a saída de Bolsonaro.
Foto: Reprodução/Pedro Ladeira/Folhapress
Partidos de oposição e cerca de 400 entidades da sociedade civil protocolaram nesta quinta-feira (21) um pedido coletivo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Câmara dos Deputados. Este é o primeiro pedido de impeachment no qual partidos se juntam — outros foram entregues, mas por iniciativas individuais de parlamentares — para exigir a saída de Bolsonaro.
PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP e mais de 400 entidades e movimentos sociais, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil assinam o pedido de impedimento do presidente.
O documento entregue à Câmara acusa Bolsonaro de cometer crimes de responsabilidade, atentar contra a saúde pública e arriscar a vida da população pelo comportamento à frente da pandemia do coronavírus, dentre outros crimes.
A oposição argumenta que o presidente cometeu crime de responsabilidade ao discursar contra o STF (Supremo Tribunal Federal), ao convocar empresários para a "guerra contra governadores" à frente da pandemia do coronavírus e incitar a sublevação das Forças Armadas contra a democracia, além de pronunciamentos e atos durante a pandemia que configuram crimes contra a saúde pública.
O documento também acusa Bolsonaro de crimes contra o livre exercício dos poderes constitucionais, contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa.
FONTE: UOL