A partir da ação, será possível identificar o percentual de munícipes infectados pelo novo coronavírus, bem como o avanço da doença na região e a incidência de casos mais graves.
Foto: Reprodução/Internet
Em Jundiaí, moradores, escolhidos aleatoriamente, serão entrevistados e testados em suas próprias residências para a Covid-19. A ação da Prefeitura por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, visa estimar o percentual de munícipes infectados pelo novo coronavírus, bem como o avanço da doença na região e a incidência de casos mais graves. A testagem terá início a partir da próxima terça-feira (26).
De acordo com o com o Gestor de Promoção à Saúde, Tiago Teixera, é uma fase importante, de inquérito e pesquisa. “Equipes de saúde irão aos bairros nas casas de pessoas sorteadas. Elas farão o teste mesmo sem sintoma” destaca.
“Seguimos testando mais do que qualquer outro município brasileiro em relação ao número de habitantes, e com padrão internacional. Em Jundiaí, não testamos somente hospitalizados. Identificamos e testamos quem está com sintomas, para isolar os positivos e investigar os seus contatos”, explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Também serão testados idosos e funcionários que permanecem em asilos, casas de repouso ou longa permanência. A ideia é fazer um rápido bloqueio, caso necessário, para que o coronavírus não se alastre entre pessoas deste grupo de risco.
O teste rápido, é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue retirada da ponta do dedo do indivíduo. O resultado sai em aproximadamente 15 minutos.
FONTE: Tribuna de Jundiaí