Prefeitura lança “SOS Mulher Caieiras” app de combate à violência contra a mulher
No aplicativo estarão disponíveis dois tipos de alerta paras vítimas denunciarem casos de violência doméstica. De acordo com a Prefeitura, ao acionar o alerta, uma equipe da Guarda Municipal se desloca até o local da ocorrência.
Foto: Reprodução/Secom/Prefeitura de Caieiras
Nesta semana o Instituto Maria da Penha (IMP) fez uma campanha para alertar sobre a violência doméstica durante a quarentena, que aumentou até 50% em alguns estados brasileiros. Só no Estado de São Paulo, onde a quarentena foi adotada no dia 24 de março, a Polícia Militar registrou um aumento de 44,9% no atendimento a mulheres vítimas de violência, o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817. Casos de feminicídios também subiram, de 13 para 19 (46,2%).
Diante da situação, a Prefeitura de Caieiras lançou o aplicativo “SOS Mulher Caieiras” com o objetivo combater a violência contra a mulher neste momento de pandemia.
No app estão disponíveis dois tipos de alerta: o “laranja”, que pode ser acionado por qualquer mulher em situação de risco, e o “vermelho”, para aquelas que já tem alguma medida protetiva concedida pela Justiça impedindo seu agressor de manter proximidade.
De acordo com a Prefeitura, ao acionar o alerta, uma equipe da Guarda Civil Municipal se desloca até o local da ocorrência e adota os procedimentos necessários.
O app “SOS Mulher Caieiras” já está disponível nas lojas de aplicativos dos celulares Android e IOS.
FONTE: Secom/Prefeitura de Caieiras