Festa do Cururuquara em Santana de Parnaíba é cancelada devido à pandemia de Covid-19
A festa do Cururuquara é um dos principais eventos do município, sendo parte do acervo de tradições do local.
Foto: Secom/Prefeitura de Santana de Parnaíba
A 133º edição da tradicional Festa do Cururuquara em Santana de Parnaíba foi cancelada. Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (15), a decisão foi tomada em virtude da pandemia de Covid-19.
“Em razão da pandemia causada pelo coronavírus, bem como para evitar aglomerações, a prefeitura informa que, excepcionalmente este ano não será realizada a tradicional e centenária Festa do Cururuquara” afirma a Prefeitura.
A festa do Cururuquara é um dos principais eventos do município, parte do acervo de tradições do local. A festa em sua origem é uma manifestação da cultura afro-paulista pela liberdade e resistência do povo negro brasileiro.
Origem
A celebração começou em 13 de maio de 1888 para comemorar o dia em que a escravidão foi abolida no Brasil e negros sambadores libertos do bairro do Cururuquara celebraram sambando ali por quatro dias e quatro noites. Na data plantaram 8 palmeiras para comemorar também as terras que ganharam de seus antigos senhores de escravos. A festa foi realizada em louvor a São Benedito, Santo dos Pretos, e alguns anos depois construíram a capela de São Benedito no local onde plantaram as palmeiras.
Desde de 1888 o Grupo Treze de Maio – Samba do Cururuquara faz sua reza cabocla, sua procissão para São Benedito, levantamento do mastro, uma missa e muito samba de bumbo para celebrar o fim da escravidão.
FONTE: Secom/Prefeitura de Santana de Parnaíba