Após denúncias sobre falta de salários e EPI’s, prefeito de Cajamar divulga nota oficial sobre caso
Nesta quinta-feira (14), o telejornal SPTV1 exibiu uma reportagem com denúncias de ex-enfermeiras sobre falta de pagamento de salários, de EPi’s no hospital de campanha.
Foto: Comunicação/Prefeitura de Cajamar
Nesta quinta-feira (14), o telejornal SPTV 1ª edição da Rede Globo exibiu uma reportagem com denúncias de ex-enfermeiras sobre falta de pagamento de salários, de EPi’s para os profissionais de saúde, e até de respiradores para os pacientes internados com Covid-19 no Hospital de Campanha de Cajamar.
De acordo com a reportagem, as enfermeiras denunciaram a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como, máscaras cirúrgicas e macacões. O telejornal aborda ainda que sem os equipamentos, capas de chuva estão sendo improvisadas pelos profissionais de saúde para tentar proteger os profissionais.
A matéria completa está disponível no link: globoplay.globo.com/v/8553475/
O que diz o prefeito de Cajamar, Danilo Joan:
O prefeito de Cajamar, Danilo Joan, divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (14), sobre a reportagem. De acordo o prefeito, o hospital de campanha possui 32 leitos devidamente equipados com aparelhos para atender os pacientes diagnosticados com coronavírus.
De acordo com a nota oficial, o hospital conta com 12 respiradores à disposição e desde o início dos atendimentos, mantem a média entre 40% e 50% de ocupação. Referente aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a nota afirma que o hospital antecipou um estoque para manter os profissionais equipados e “nunca faltou EPIs para a equipe trabalhar”. Com relação ao pagamento dos funcionários, o comunicado oficial afirma que todos os funcionários estão em dia com seus pagamentos.
Confira a nota oficial na íntegra:
“Em razão de matéria veiculada no SPTV 1ª edição, em 14/05/2020, em respeito à população, vamos aqui esclarecer os fatos.
Como é de conhecimento de todos, o Centro Médico de Combate ao Coronavírus foi construído em Cajamar para intensificar os atendimentos no Sistema de Saúde e individualizar o tratamento dos casos de coronavírus.
A estrutura foi construída com 32 leitos, sendo 22 leitos de retaguarda e 10 leitos de UTI que ficam dentro do Hospital Municipal e todos estão devidamente equipados com aparelhos para atender os pacientes diagnosticados com coronavírus e demais doenças.
O hospital conta com 12 respiradores à disposição e desde o início dos atendimentos, mantem a média entre 40% e 50% de ocupação, sendo assim, nunca deixou de atender pacientes por falta de vaga ou equipamentos;
O Hospital iniciou os atendimentos no mês de abril e já atendeu mais de 2500 pessoas, já foram realizados 1400 testes rápidos e já ficaram internadas mais de 100 pessoas.
Em relação ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), logo no início da pandemia, o hospital antecipou um estoque considerável para manter os profissionais devidamente equipados e nunca faltou EPIs para a equipe trabalhar. O uso da capa de chuva foi incluído como um equipamento adicional, além do uso dos EPIs, seguindo recomendações da equipe de infectologia e médico do trabalho municipal, após estudo sobre o assunto e verificar que realmente contribui para proteção.
Por fim, referente aos pagamentos dos profissionais que prestam serviços ao hospital, a CEJAM, empresa que administra o hospital informa que conta com duas formas de contratações, por meio de CLP e RPA, e todos os funcionários estão em dia com seus pagamentos”.
Vídeo
O prefeito Danilo Joan divulgou um vídeo, acompanhado do responsável pelo Hospital Regional, Dr. Diogo, falando sobre o assunto. Confira:
NOTA OFICIAL
Em razão de matéria veiculada no SPTV 1ª edição, em 14/05/2020, em respeito à população, vamos aqui...
Publicado por Danilo Joan em Quinta-feira, 14 de maio de 2020