Os testes serão feitos em moradores que tiveram sintomas da síndrome gripal nos últimos 30 dias, profissionais da saúde e trabalhadores dos serviços essenciais.
Foto: Reprodução/Nair Bueno/Futura Press/Estadão Conteúdo
A Prefeitura de Jundiaí aumentou o número de teste rápidos para Covid-19 que serão realizados por dia no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Luiz Fernando Machado nesta quarta-feira (6). De acordo com o gestor municipal, 450 pessoas serão testadas diariamente. Antes eram feitos 25 exames.
Os mais de 20 mil testes recebidos pelo município serão destinados a moradores que tiveram sintomas da síndrome gripal nos últimos 30 dias e que procuram uma das unidades de saúde.
Os exames também serão feitos em profissionais da saúde e trabalhadores dos serviços essenciais, como, por exemplo, motoristas de ônibus. Posteriormente, os exames serão oferecidos para os outros moradores da cidade.
Segundo o gestor de saúde de Jundiaí, Thiago Texera, as pessoas que estiveram nas unidades de saúde com os sintomas gripais serão notificadas, via telefone, pela Secretaria Municipal de Saúde, que oferecerá o teste. As pessoas que passarem pelas unidades a partir desta quarta (6), o teste será oferecido também, podendo ser agendado para os próximos 12 dias.
Além de contribuir com uma estimativa de quantas pessoas estavam com a síndrome e desenvolveram a doença, com a medida será possível adotar ações para conter o avanço do coronavírus e, assim, retomar aos poucos a rotina na cidade.
Até às 14h30 desta quarta-feira, Jundiaí registra 19 mortes por coronavírus. Ao todo, são 195 casos positivos da doença e outros 61 suspeitos. Também há sete óbitos em investigação.
FONTE: G1