Índice de isolamento social em Cajamar foi de 70% no domingo, Sistema de Monitoramento
Cajamar alcançou a média ideal de isolamento apontada pela Secretaria de Saúde do Estado de SP, ocupando o 1º lugar no ranking do estado.
Foto: Reprodução/Internet
A taxa de isolamento social no estado de São Paulo foi de 58% neste domingo (26), de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), que acompanha 104 municípios com mais de 70 mil habitantes através do monitoramento do sinal dos aparelhos de celular.
Cajamar alcançou a média ideal de isolamento apontada pela Secretaria de Saúde do Estado de SP, com índice de 70%, ocupando o 1º lugar no ranking do estado.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas.
Flexibilização da quarentena
O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (22), a flexibilização do isolamento social a partir do dia 11 de maio. No entanto, posteriormente, ele disse que pode rever a decisão caso a população não colabore com o isolamento ficando em casa.
As autorizações para o funcionamento do comércio vão depender da situação específica de cada cidade ou região do estado. A reabertura deverá respeitar regras estabelecidas pelo governo. O uso de máscaras é uma delas.
Nesta terça-feira (5), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), publicará um decreto tornando obrigatório o uso de máscara de proteção a todos os cidadãos que estejam circulando pelo Estado a partir de 7 de maio.
Segundo o governador, cidades com índices de isolamento abaixo de 50% já serão excluídas do plano de retomada das atividades, previsto para iniciar em 11 de maio.
FONTE: Comunicação/Prefeitura de Cajamar