A medida vale para todos os 645 municípios; a punição para quem descumprir o decreto será estabelecida pelas prefeituras. Cidades com índices de isolamento abaixo de 50% já serão excluídas do plano de retomada das atividades, previsto para iniciar em 11 de maio.
Foto: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou nesta segunda-feira (4) que publicará decreto nesta terça-feira (5) tornando obrigatório o uso de máscara de proteção a todos os cidadãos que estejam circulando pelo Estado a partir de 7 de maio.
“Todos os cidadãos que estiverem caminhando, andando ou se dirigindo a qualquer local no estado deverão usar a proteção”, disse o governador. Ficará a cargo de cada prefeitura determinar como será a fiscalização e as possíveis punições a quem descumprir o decreto.
Segundo Doria, o índice de isolamento ficou em 58% ontem na capital paulista e na região metropolitana, percentual considerado baixo por ele, já que a meta é chegar a 70%.
O governador voltou a dizer que pode adiar flexibilização do isolamento, marcada para começar em 11 de maio, nas cidades que não estão atingindo índices satisfatórios de quarentena. Doria afirmou que, cidades com índices de isolamento abaixo de 50% já serão excluídas do plano de retomada das atividades, previsto para iniciar em 11 de maio.
Questionado se haveria a possibilidade de decretar “lockdown”, o governador afirmou que não descarta a hipótese, mas ainda não há necessidade.
São Paulo, epicentro da doença no país, é o estado com os maiores índices da covid-19. Até este domingo, 3, são 31.772 casos confirmados da doença e 2.627 mortes.
FONTE: Exame