Número de pessoas na fila por um emprego aumentou em 1,2 milhão na comparação com o último trimestre de 2019. População ocupada no país tem queda recorde.
Foto: Reprodução/Internet
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (30) os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) que mede a taxa de desemprego no país. De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego no Brasil no primeiro trimestre deste ano ficou em 12,2%. A pesquisa revela que houve alta em relação à taxa do último trimestre de 2019 de 11%, mas verificou-se uma queda comparada ao primeiro trimestre daquele ano, de 12,7%.
Segundo a pesquisa, a população desocupada chegou a 12,9 milhões de pessoas, um aumento de 10,5% – cerca de 1,2 milhões de pessoas a mais em relação ao último trimestre de 2019. No entanto, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o contingente caiu 4% – cerca de 537 mil pessoas a menos.
Em relação a população ocupada, a pesquisa revela que ficou em 92,2 milhões de pessoas, uma queda de 2,5% em relação ao trimestre anterior, ou seja, 2,3 milhões pessoas a menos, apesar de ter permanecido estável em relação ao mesmo trimestre de 2019.
FONTE: Agência Brasil