Montadora alemã terá 75,1% da WirelessCar e ajudará a expandir sistemas operacionais nos carros, além de serviço de nuvem
Volkswagen Polo 1.6 automático — Foto: Fábio Tito/G1
A Volkswagen está comprando uma participação majoritária da WirelessCar, desenvolvedora de serviços digitais especializada na condução conectada da Volvo, por 1,1 bilhão de coroas suecas (US$ 122 milhões), disseram as montadoras na quarta-feira (19).
De acordo com a marca alemã, a tecnologia WirelessCar permite uma troca de dados segura e estável entre os sistemas operacionais de seus carros, além de plataforma de nuvem que está desenvolvendo com a Microsoft.
A montadora alemã comprará 75,1% da WirelessCar no negócio, o que permitirá que a Volvo se concentre em veículos comerciais, seu principal negócio desde que vendeu a Volvo Cars em 1999.
A Volkswagen afirmou que pretende investir mais de 11 bilhões de euros em veículos elétricos, digitalização, direção autônoma e serviços de mobilidade até 2023, com a maior parte destinada a carros elétricos.
A WirelessCar tem sua própria plataforma de tecnologia e desenvolve serviços digitais como faturamento, segurança e serviços de emergência para clientes, incluindo Jaguar Land Rover, Daimler, Nissan e Volvo Cars.
A empresa tem mais de 3 milhões de carros conectados em todo o mundo e deve contabilizar receitas de cerca de 500 milhões de coroas em 2018, disse a Volvo em seu comunicado.
FONTE: G1