O decreto do governo determina a reabertura gradual do comércio a partir do dia 11 de maio. O não cumprimento da recomendação levará ao ajuizamento de ação civil pública para que o município seja obrigado pela Justiça a promover todas as medidas necessárias.
Foto: Reprodução/Comunicação/Prefeitura de Cajamar
O prefeito de Cajamar, Danilo Joan, anunciou na quarta-feira (22), que seguirá o decreto do Governo do Estado de São Paulo e adotará a reabertura gradual da economia no município a partir do dia 11 de maio.
Em transmissão ao vivo, o gestor municipal falou sobre o anúncio do governador de São Paulo, João Doria, e se mostrou insatisfeito com a medida anunciada pelo estado. “Na minha opinião pessoal, nós teríamos sim o direito de começar uma flexibilização mínima. Mas infelizmente, o decreto do Governo se sobrepõe ao meu. Eu posso vir aqui hoje e baixar o decreto, dizendo que o comércio hoje vai começar de forma gradativa, mas amanhã eu vou ter que voltar para trás, porque já existe o entendimento do Ministério Público de São Paulo de que o decreto de São Paulo se sobrepõe ao municipal” afirmou o prefeito.
Durante o pronunciamento, o prefeito também informou que fará a contratação de 104 médicos para atuarem na linha de frente do combate ao coronavírus.
• Distribuição de máscaras
O gestor municipal informou que estão sendo adquiridas máscaras de proteção para distribuir à população. Inicialmente, serão entregues 30 mil máscaras de proteção para a população. O cronograma oficial de entregas não foi informado, segundo o prefeito na próxima semana as entregas devem ser iniciadas.
A orientação é que, além do uso de máscara, a população deve permanecer em isolamento social para evitar infecção e contaminação a outras pessoas.
• Reabertura gradual das atividades econômicas
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou na quarta-feira (22), que a medida de flexibilização do isolamento social devido ao coronavírus será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado, de acordo com o avanço da doença. O governo não informou quais estabelecimentos poderão voltar a funcionar no dia 11 de maio em cada região do estado. Os detalhes serão divulgados somente no dia 8 de maio.
O não cumprimento da recomendação do Ministério Público levará ao ajuizamento de ação civil pública para que o município seja obrigado pela Justiça a promover todas as medidas necessárias, sem prejuízo da análise da prática de atos de improbidade.
Em Cajamar, segundo o gestor, a arrecadação do município caiu cerca de 25% no período de um mês, desde que foi decretada a quarentena.
• Situação epidemiológica
Durante o pronunciamento, o prefeito atualizou as informações sobre a situação epidemiológica no município. De acordo gestor, há 47 casos confirmados do novo coronavírus no município, 4 pacientes seguem internados no hospital de campanha. Um dado otimista é o de recuperados, segundo o novo balanço da Secretaria de Saúde, do total de casos confirmados, há 42 pessoas recuperadas da doença.
Pronunciamento oficial com todas as atualizações e informações sobre o combate ao coronavírus do dia 22 de abril. Confira:
PRONUNCIAMENTO OFICIAL SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicado por Prefeitura de Cajamar em Quarta-feira, 22 de abril de 2020
*Por problemas técnicos, não foi possível transmitir em nossa página no Facebook o pronunciamento do prefeito de Cajamar, Danilo Joan, no dia 22 de abril.