Campanha “Não Coloque a Dengue em Segundo Plano” incentiva a população a redobrar os cuidados nas residências durante o isolamento social.
Foto: Reprodução/Internet
O Brasil e o mundo vivem um momento que impõe desafios para todos. Com a pandemia de coronavírus, medidas de restrição e isolamento social estão sendo adotadas. Contudo, além da preocupação com a Covid-19, a população cearense deve ficar atenta a uma outra ameaça: as arboviroses. Neste período de reclusão, em que muitas pessoas estão em casa, é fundamental aproveitar o tempo para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.
Francisco Morato lançou a campanha “Não Coloque a Dengue em Segundo Plano”. De acordo com a administração municipal, as equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade estão seguindo as recomendações do Ministério de Saúde, suspendendo as visitas nas residências e atendendo somente em casos de urgências.
“Contudo, os cuidados da população moratense no enfrentamento à dengue não devem, de jeito nenhum, ser renegados a segundo plano” afirma a prefeitura.
A campanha da Prefeitura de Francisco Morato traz uma série de dicas para a população no combate ao mosquito.
• Evite o acúmulo de água parada
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável, por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, sempre secar o local. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.
• Coloque areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
• Coloque desinfetante nos ralos
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
• Piscinas e aquários
Piscinas pode se tornar foco de dengue - por isso, a atenção deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. Já no caso dos aquários, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos.
FONTE: Imprensa/Prefeitura de Francisco Morato