A unidade está com 42 leitos ocupados dos 83 disponíveis. Cerca de 60% das internações são de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Foto: Reprodução/Internet
A taxa de ocupação de leitos no Hospital São Vicente, em Jundiaí, chegou a 50% da sua capacidade. Na terça-feira (7), o gestor Promoção da Saúde da cidade, Tiago Texera, informou que o número de leitos de alta complexidade mudou de 77 para 88 na cidade de Jundiaí – portanto, houve um aumento na disponibilidade de leitos.
“A taxa de ocupação de leitos reduziu um pouco, essa é uma boa notícia. E falando do Hospital São Vicente, é bom lembrar que estamos com 42 leitos ocupados de 83, portanto 50% é a taxa de ocupação”, informou o gestor ao portal TVTEC News.
Segundo ele, cerca de 60% dos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SARS vão precisar de respiradores.
De acordo com o gestor, cerca de 60% dos pacientes internados estão com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – e precisarão de respiradores mecânicos. “A gente consegue criar mais leitos e chegar a 117, são mais 34, no São Vicente. E conseguimos mais 7 respiradores, além dos 55 que temos”, disse Tiago, falando do planejamento estratégico para ampliar o número de leitos e de respiradores. A rede privada trabalha também para ampliar seus leitos de UTI, adiantou o gestor.
Caso a demanda continue avançando nessa velocidade no município, o sistema de saúde ficará sobrecarregado e não haverá leitos para todos. A Prefeitura de Jundiaí tem reforçado a importância do isolamento social para prevenir o caos na saúde.
CEC - Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC, da Prefeitura de Jundiaí, divulgou uma projeção preocupante sobre a capacidade de equipamentos e leitos para atender pacientes com coronavírus.
Do total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital São Vicente de Paulo – 83 exclusivos para suspeitos COVID-19 -, 51% já estão sendo utilizados para o atendimento. E mais: 38% dos 55 equipamentos de ventilação (respiradores) já estão em uso.
“Mantendo a projeção de aumento, na segunda quinzena do mês de abril toda a capacidade instalada do hospital estará esgotada”, afirma texto oficial enviado pelo CEC. O Comitê tem planos de ampliação dos leitos, porém, “é essencial a colaboração da população para reduzir a ampliação nas contaminações e no número de casos suspeitos que demandam internações”, afirmam os membros do Comitê.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
De acordo com o boletim epidemiológico da Prefeitura de Jundiaí, divulgado na terça-feira (7), a cidade possui 32 casos confirmados e 131 casos suspeitos de coronavírus. Há ainda 2 óbitos confirmados em decorrência da doença.
FONTE: TVTEC