A Google se pronunciou oficialmente hoje (19) sobre uma acusação de que estaria sabotando o Microsoft Edge e outros navegadores de concorrentes do Chrome por meio de bugs colocados intencionalmente em seus sites, como o YouTube.
Essa acusação foi feita por um engenheiro que trabalhou na Microsoft como estagiário na equipe do Edge. Segundo ele, a Google vinha fazendo mudanças em seus sites com a única intenção de piorar o desempenho de outros navegadores em seus sites.
Ele inclusive exemplificou a situação com um exemplo concreto:
Por exemplo, eles adicionaram recentemente uma div vazia escondida acima de vídeos do YouTube que acabava fazendo a nossa aceleração de hardware falhar. Antes disso acontecer, a nossa aceleração de vídeo por hardware era a melhor do mercado e nos deixava muito à frente do Chrome em consumo de bateria vs. tempo de vídeo.
Quase no mesmo instante que eles quebraram as coisas no YouTube, começaram a anunciar que o Chrome era melhor que o Edge nesse quesito em específico. O que deixa essa história ainda mais triste é que eles diziam isso sem ter feito nenhuma melhoria genial no Chrome, mas sim tendo criado uma falha no YouTube. No fim das contas, eles só deixaram a internet mais lenta.
Segundo o YouTube, esse caso da div vazia escondida era um bug, o qual teria sido corrigido após a plataforma ter recebido reportes sobre isso.
Alguns meses antes, um gerente de produto da Mozilla também alertou seus usuários de que um “redesign na interface do YouTube teria tornado o site 5x mais lento no Firefox e no Edge”.
FONTE: Tecmundo