O descarte ilegal foi causado pelo vazamento de um produto químico da empresa Elvin Lubrificantes. O descarte irregular de resíduos nos rios é caracterizado como crime ambiental.
Foto: Reprodução/Comunicação /Prefeitura de Cajamar
A Prefeitura de Cajamar informou nesta quinta-feira (2) que o Rio Juqueri foi contaminado pelo vazamento de um produto químico da empresa Elvin Lubrificantes, instalada ao município de Franco da Rocha.
De acordo com a Prefeitura, a equipe de fiscalização foi até o local para averiguar a situação, onde foi identificado o vazamento.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, juntamente com a Guarda Municipal Ambiental, Polícia Civil e órgãos competentes, entraram em contato com a Prefeitura de Franco da Rocha para tomarem as medidas cabíveis e verificar as providências que serão tomadas.
O descarte irregular de resíduos nos rios é caracterizado como crime ambiental. A empresa que cometer essa infração será notificada e os responsáveis serão punidos.
Confira na íntegra a Nota Oficial da Prefeitura de Cajamar:
“A Prefeitura de Cajamar vem a público esclarecer o fato que aconteceu na tarde desta quinta-feira (02) referente ao descarte irregular de produtos químicos que ocorreu no Rio Juqueri. Cabe ressaltar que, ao tomar conhecimento, a equipe de fiscalização da Prefeitura se deslocou imediatamente ao local para averiguar a situação, e foi identificado que se trata de um vazamento da empresa Elvin Lubrificantes, que pertence ao município de Franco da Rocha.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, juntamente com a Guarda Municipal Ambiental, Polícia Civil e órgãos competentes, entrou em contato com a Prefeitura de Franco da Rocha para tomarem as medidas cabíveis e acompanhou a vistoria na empresa para verificar as providências que serão tomadas e certificar que os causadores do dano sejam devidamente punidos, por praticar crime ambiental.
CRIME AMBIENTAL
O descarte irregular de resíduos nos rios é caracterizado como crime ambiental. A empresa que cometer essa infração será notificada e os responsáveis serão punidos. As vistorias, são realizadas frequentemente pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de impedir que essas práticas irregulares aconteçam.
A regularização é fundamental para a saúde pública e o meio ambiente.”
FONTE: Comunicação Social/Prefeitura de Cajamar