Quinta, 28 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

25/03/2020 às 18h14 - atualizada em 26/03/2020 às 18h20

358 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Novos equipamentos para saúde e medidas de prevenção serão usados para conter a disseminação do coronavírus em Cajamar
Em transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito confirmou o segundo caso de coronavírus no município. Há ainda, 25 casos suspeitos e 6 casos descartados.
Novos equipamentos para saúde e medidas de prevenção serão usados para conter a disseminação do coronavírus em Cajamar
Mantendo o cronograma de atualizações sobre a situação epidemiológica e as medidas de controle e prevenção ao coronavírus, o prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), apresentou nesta quarta-feira (25), novas informações. Em transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito confirmou o segundo caso de coronavírus no município. Há ainda, 25 casos suspeitos e 6 casos descartados.

Foi anunciada a chegada de três, das oito ambulâncias que serão usadas para atender os casos do município. A contratação dos profissionais de saúde e de limpeza deve ser finalizada ainda nesta semana.

A Secretaria de Saúde já conta com quatro veículos, que serão destinados às visitas domiciliares. De acordo com as medidas anunciadas pela Prefeitura, a cidade terá seis veículos para realizar os atendimentos à domicilio. A pasta contará ainda com um ambulatório móvel, para a realização de atendimentos pré-hospitalar móvel de urgência e o transporte de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. Segundo o prefeito, em breve, será divulgado o telefone para contatar a unidade móvel de saúde.

Cajamar vai receber, ainda nesta semana, cerca de 3.500 testes rápidos de coronavírus. Os testes serão feitos somente em pacientes que apresentem todos os sintomas da doença, seguindo a ordem da Secretaria Estadual de Saúde. Pacientes que apresentam coriza e febre devem permanecer em casa, em isolamento social. Caso, apresentem os sintomas e tenham problemas respiratórios e tosse, a pessoa deve buscar o atendimento médico.

Para diminuir os riscos de contaminação e disseminação da doença, em breve, a triagem será feita por telefone, para então a unidade móvel ir até a residência da pessoa que apresentar sintomas do coronavírus. A unidade contará com uma equipe de profissionais da saúde para a realização dos testes.

HOSPITAL REGIONAL

As obras dos novos leitos seguem em ritmo avançado. A estrutura, instalada na área externa do Hospital Regional, contará com 22 leitos de UTI. Na tenda haverá áreas de pré-triagem, recepção, inalação, enfermagem, farmácia, além de consultórios e banheiros com acessibilidade. No prédio do hospital, haverá também uma expansão para atender os pacientes, a unidade contará com 10 novos leitos de UTI. Com a obra, a prefeitura busca oferecer uma estrutura que comporte os casos de coronavírus, disponibilizando o tratamento necessário e garantindo mais segurança aos pacientes. Contabilizando, serão 32 leitos destinados aos casos de coronavírus.

EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação continua trabalhando junto às unidades escolares desenvolvendo atividades que seguem o plano de ensino municipal. Foram enviadas atividades das apostilas para que os alunos possam dar continuidade ao conteúdo em suas casas.

PRONUNCIAMENTO

Em resposta ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, Danilo Joan reforçou a importância do isolamento social para o combate à disseminação da doença no país e na cidade. O prefeito reforçou que, se não houver a colaboração e conscientização da população, a situação epidemiológica será caótica. Mesmo com os esforços da administração municipal, as unidades de saúde entrarão em colapso e não será possível atender uma demanda de infectados em massa. Atualmente, Cajamar conta com 12 respiradores elétricos, segundo Danilo Joan, a Prefeitura tem em aberto a solicitação de compra de mais 15 equipamentos.

“Nosso foco agora é salvar vidas, e com as vidas salvas logo após pretendemos recuperar a economia” afirmou Danilo Joan.

CORONAVÍRUS: MAIS INFORMAÇÕES

A cidade contará com uma central de atendimento, que está sendo desenvolvida pela administração. A Prefeitura já possui dois canais para atendimento, a população pode entrar em contato pelos telefones 4448-1750 ou 9 9483-9881 para mais informações sobre o coronavírus. Também já está disponível um telefone para contato via WhatsApp, pelo número: 99465-4332.

Para denúncias sobre mal atendimento nas unidades de saúde ou algum problema referente a má conduta de algum funcionário, o munícipe pode entrar em contato com a ouvidoria pelo número: 4448-2062.






Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia