domingo, 24 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Brasil

24/03/2020 às 17h26

381 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Em meio à pandemia de coronavírus, políticos pedem adiamento das eleições municipais
Ministro da Saúde defendeu o adiamento do pleito, marcado para outubro deste ano; presidente do TSE diz que é 'precoce' debate sobre adiamento das eleições municipais.
Em meio à pandemia de coronavírus, políticos pedem adiamento das eleições municipais
Foto: Reprodução/Internet
Com o avanço do número de casos do novo coronavírus no Brasil, políticos de diferentes partidos começam a defender o adiamento do calendário eleitoral. No dia 4 de outubro, os brasileiros deverão ir às urnas para eleger 5.570 prefeitos e quase 57 mil vereadores nas cidades do país.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusaram, na última quinta-feira (19), um primeiro pedido, para adiar um dos prazos da corrida eleitoral deste ano. A mudança precisaria ser aprovada pelo Congresso Nacional, decidiram os ministros.

Segundo apurou a BBC News Brasil, nos bastidores, ministros do TSE já estudam a possibilidade de ter de adiar pelo menos parte do cronograma do pleito. Em uma reunião, na última segunda-feira (16), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que necessitaria de mais três ou quatro semanas para decidir um possível adiamento das eleições.

De acordo com especialistas, ouvidos pela reportagem da BBC News Brasil, o cronograma das eleições envolve trabalhos que mobilizam grande quantidade de servidores da Justiça Eleitoral. A manutenção do calendário normal das eleições poderia colocar estes profissionais em risco.

Para o ministro da Saúde, a situação do país deve começar a normalizar em agosto ou setembro deste ano, com base na experiência de outros países que já passaram pelo surto.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, divulgou nota nesta segunda-feira (23) em que diz ser um "debate precoce" a discussão sobre adiamento das eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.


FONTE: BBC News Brasil

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia