Com a medida, a cidade somará 55 leitos exclusivos para pacientes da região com a doença.
Foto: Reprodução/Internet
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, anunciou a criação de mais 39 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município. As unidades serão usadas para atender, exclusivamente, os pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida foi anunciada no último domingo (22), em uma transmissão ao vivo no Facebook do político.
Segundo o prefeito, os leitos do Hospital Regional serão utilizados. Com a medida, a cidade somará 55 leitos exclusivos para pacientes da região com a doença. O sistema contempla ainda o Hospital São Vicente de Paulo. Também foram anunciados outros 60 leitos para a enfermaria no Hospital Regional.
Durante o comunicado, o prefeito enfatizou a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. “Fizemos uma simulação com a população de 815 mil habitantes da região a qual somos responsáveis. Metade é dependente do SUS (Sistema Único de Saúde). 1% desta população contaminada significam 4.070 pessoas, das quais 20%, ou seja, 814 passarão pelos nossos equipamentos de saúde. E 3% necessariamente precisarão de um leito de UTI, ou seja, 25 pessoas. Neste caso, nosso sistema ainda suporta” afirmou Luiz Fernando Machado.
O prefeito afirmou que, caso 2% da população fosse contaminada, resultaria em 8.140 infectadas, desse total, 1.628 usariam o sistema público de saúde. O número seria responsável pelo uso de 50 leitos de UTI. Neste caso, o sistema suportaria a demanda. Mas no caso de, 3% da população dependente do SUS ser infectada, não haverá leitos suficientes.
“Vamos buscar ainda outras medidas alternativas, mas é importante que você saiba que o SUS tem uma limitação” afirma o prefeito.
MUDANÇAS NA SAÚDE
Em seu comunicado, o prefeito de Jundiaí afirmou que as ampliações da infraestrutura dos Pronto Atendimentos (PAs) central e dos bairros Ponte São João, Retiro e Vila Hortolândia já estão em andamento.
O atendimento nos PAs e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Novo Horizonte será destinado a pacientes com sintomas gripais e demais problemas secundários.
As 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento no município terão os atendimentos reorganizados. Metade fará o atendimento pacientes que tenham sintomas gripais e possam estar no grupo de infectados pelo coronavírus. A outra metade fará o atendimento eletivo prioritário, como o acolhimento de gestantes, por exemplo.
FONTE: G1