Para controlar e evitar a disseminação do coronavírus, Prefeitura de Cajamar anuncia novas medidas preventivas
As medidas atendem o decreto de calamidade pública, anunciado pelo governo do estado de São Paulo.
Foto: Reprodução/Internet
Cajamar adotará novas medidas para o controle e disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em transmissão ao vivo, no último domingo (22), o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, acompanhado da secretária de Saúde, Patricia Haddad e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Nadja Haddad, anunciaram as novas ações no município. As medidas atendem o decreto de calamidade pública, anunciado na última sexta-feira (20), pelo governo do estado de São Paulo.
Dentre as principais ações, está o desenvolvimento de um plano de atendimento para realizar consultas online. A administração municipal também está disponibilizando um canal de denúncia, exclusivo para o recebimento de denúncias sobre o atendimento nas unidades de saúde.
No domingo (22), também teve início a montagem da estrutura que vai abrigar os novos leitos para o tratamento de casos de coronavírus em Cajamar. A iniciativa é uma das medidas de prevenção e controle da doença.
A partir desta segunda-feira (23), todos os comércios do município devem estar fechados. Somente supermercados, açougues, padarias, varejões, postos de combustível e farmácias poderão funcionar. Lanchonetes, restaurantes e bares poderão fazer atendimento apenas por delivery. O comerciante que não atender a medida, corre o risco de perder o alvará de funcionamento.
Também foi anunciada a atuação dos agentes da Guarda Municipal no controle de aglomerações e na fiscalização do comércio local. A administração municipal ressalta a importância da colaboração e prevenção dos munícipes.
Confira as novas medidas que já estão sendo tomadas pela Prefeitura de Cajamar:
SAÚDE
• Teve início a construção da estrutura que abrigará 10 leitos de UTI e 22 novos leitos no Hospital Regional;
• Hospital Regional contará com novos equipamentos, sendo: 8 ambulâncias com motorista; 1 ambulância móvel; contratação de 40 médicos; 36 enfermeiros; 30 funcionários para limpeza; 45 técnicos de enfermagem; e 28 fisioterapeutas;
• 6 carros serão disponibilizados para visitas domiciliares destinadas
especialmente aos idosos (atendimentos emergenciais, troca de receitas, aplicação de vacinas);
• Canal para denúncias referente aos atendimentos nas unidades de saúde. Telefone: 4448-2062;
• Dúvidas sobre os procedimentos, troca de receitas ou informações sobre consultas que não podem ter o tratamento interrompido, entrar em contato pelo número: 4448-1750;
Para evitar aglomerações, a Prefeitura orienta a população a procurar as unidades de saúde somente em casos de extrema urgência; só será permitido 1 (um) acompanhante, caso seja necessário; para evitar o contágio, não será autorizado visitas para pacientes que estejam internados com quadro compatível ao do novo coronavírus.
EMPRESAS E INDÚSTRIAS
• Todas as empresas devem organizar a entrada rotativa e gradativa de seus colaboradores para evitar aglomeração de pessoas no transporte.
TRANSPORTE COLETIVO
• As empresas de transporte coletivo terão que fazer higienização completa de todos os ônibus que estão em funcionamento na cidade.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
• Fechamento a partir do dia 23/03 de todos os ambientes públicos da Prefeitura Municipal de Cajamar, exceto unidades de saúde, trânsito, social e de segurança.
• FUNDO SOCIAL: FUNDO SOCIAL: as famílias que estão cadastradas no FSS, receberão o auxílio de cestas básicas em suas residências; máscaras para proteção foram confeccionadas e serão doadas as famílias em situação de vulnerabilidade social; a entrega do leite das famílias cadastradas também permanecerá acontecendo normalmente da residência;
FEIRAS LIVRES E IGREJAS
A partir de segunda-feira 23/03:
• Suspensão de todas as feiras livres e noturnas da cidade.
• Fica determinada a suspensão das missas e todos os cultos evangélicos.
FONTE: Departamento de Comunicação/Prefeitura de Cajamar