A Uber Moto começou a funcionar na cidade de São Paulo a partir desta última quarta-feira (22)
Em janeiro de 2023, Uber e 99 lançaram o transporte de pessoas por moto, mas, à época, resolveram interromper a operação devido a desacordos com a prefeitura.
O prefeito Ricardo Nunes chamou a empresa de "assassina". Para ele, a modalidade de transporte de pessoas causará uma "carnificina" na cidade. A Setram (Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana), em nota, classificou como "ilegal e irresponsável" a modalidade. Como resultado, a prefeitura processou a 99 e apreendeu motocicletas.
Nunes afirmou que entrará com queixa-crime contra Uber e 99. Durante lançamento de novo trecho da Faixa Azul, o prefeito informou que tomará medidas legais contra as empresas e disse que ficou sabendo da estreia do serviço da Uber pela imprensa.
Periferias são locais onde o transporte público é menos presente. Segundo alguns internautas, a modalidade de moto "é complementar ao serviço público" e nas viagens de "última milha", do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa, ou vice-versa.
Viagens de moto são até 40% mais baratas comparadas com o carro. A Uber Moto começou a funcionar na cidade de São Paulo a partir desta última quarta-feira (22).