Debate sobre refrigerantes zero no processo de emagrecimento também possui nuances entre especialistas.
Originalmente, os refrigerantes zero (também conhecidos como refrigerantes diet) foram criados para atender consumidores diabéticos.
Mas a substituição do açúcar por adoçante na fórmula dos refrigerantes zero açúcar também tem atraído o interesse de quem não quer largar os refrigerantes e manter a bebida presente em dietas com o objetivo de perder peso.
Nesse contexto, perfis nas redes sociais reúnem dicas nutricionais que argumentam que os refrigerantes zero açúcar podem ser aliados do emagrecimento. Além dos muitos vídeos sobre a questão, o debate sobre refrigerantes zero no processo de emagrecimento também desperta o interesse entre especialistas.
Refrigerantes zero engordam?
Estudos publicados nos últimos anos sugere que, ainda que não sejam açucarados, os refrigerantes zero açúcar podem ser a origem de um mecanismo indireto de ganho de peso.
Um dos estudos que apontam para esse efeito tem o título "Altered processing of sweet taste in the brain of diet soda drinkers" e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.
Segundo essas evidências, adoçantes presentes nos refrigerantes podem "enganar" os receptores de glicose no cérebro, fazendo com que o corpo se prepare para receber o fluxo de calorias a partir da liberação de insulina.
Ainda que a comida não chegue, o metabolismo corporal ainda permanecerá em um estado de espera pelo alimento que foi "falsamente" anunciado pela ligação do adoçante com os receptores do cérebro.