Nos dias atuais, esse comportamento são vistos como uma forma comum de interação social. Reclamações sobre trânsito, clima, trabalho ou problemas financeiros são para muitos.
Reclamações rotineiras estão relacionadas a sintomas de ansiedade e depressão, dessa forma, pessoas que costumam reclamar constantemente tendem a ser mais pessimistas e têm menos resiliência diante das dificuldades.
Nos dias atuais, esse comportamento são vistos como uma forma comum de interação social. Reclamações sobre trânsito, clima, trabalho ou problemas financeiros são para muitos, consideradas conversas cotidianas e até terapêuticas e, não aparentam risco algum.
Entretanto, estudos sugerem que o ato de reclamar pode causar mudanças estruturais no cérebro, afetando as funções cognitivas e outras áreas de decisão neurais.
Reconhecer o hábito prejudicial de reclamar o tempo todo e buscar mudar esse comportamento é essencial para melhorar a qualidade de vida. Esse é um objetivo importante para o desenvolvimento pessoal e pode ser fortalecido com o auxílio da terapia psicológica.