Nessas áreas, o volume de chuva pode alcançar até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
Meteorologistas alertam para a formação de um ciclone no Oceano Atlântico, previsto para a próxima terça-feira (12). O fenômeno deve trazer chuvas fortes e ventos intensos para o Sul do Brasil.
Após uma semana de pancadas de chuva, o fim de semana deve ser marcado por tempo instável em grande parte do país. Segundo o Climatempo, uma frente fria se formará no Sudeste ainda nesta sexta-feira (8), direcionando a umidade da Amazônia para outras regiões.
Os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, a região leste de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste, além de Rondônia e as regiões sul do Amazonas, Pará e Tocantins, estão sob risco de temporais nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nessas áreas, o volume de chuva pode alcançar até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h.
Os “avisos meteorológicos” do Inmet são divididos em 3 níveis diferentes, classificados pela sua intensidade e risco: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). Apesar desses avisos classificarem a condição climática e alertarem sobre a formação do tempo, eles não têm relação com os alertas oficiais emitidos pela Defesa Civil de cada região.