São Paulo é o estado com mais casos e soma ao todo 30 pacientes com a Covid-19; doença foi considerada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde nesta quarta-feira (11).
Foto: Reprodução/Internet
Subiu para 52 o número de pacientes infectados pelo novo coronavírus no Brasil. A informação foi divulgada por volta das 17h desta quarta-feira (11) pelo Ministério da Saúde. No último balanço eram 37 casos confirmados. O número de casos suspeitos chegou a 907 e outros 935 foram descartados.
O balanço do ministério aponta que São Paulo é o estado com mais casos e soma ao todo 30 pacientes com a Covid-19. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).
Pandemia
O novo coronavírus foi classificada nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, já deixou mais de 4 mil mortos e cerca de 120 mil infectados no mundo — a maioria na China, Itália e Irã, países com as maiores incidências do vírus.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou mais cedo que nada muda no Brasil com a nova definição. O país, segundo o chefe da pasta, continua com o monitoramento das áreas atingidas e com as iniciativas e protocolos já anunciados.
Coronavírus: Cuidados básicos de higiene evitam a contaminação
Para evitar o risco de contaminação, é recomendado medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
FONTE: G1