Para evitar o risco de contaminação, é recomendado medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A epidemia do novo coronavírus já deixou mais de 2 mil mortos em mais de 50 países. O vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. A doença provocada pela variação foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19.
Os principais sintomas da doença são febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave. O Ministério da Saúde tem acompanhado o avanço do vírus em território brasileiro. O país já registra casos confirmados em mais de cinco estados e no Distrito Federal.
Os casos são importados e de transmissão local, em que é possível acompanhar a trajetória do caso. Com o objetivo de manter a população bem informada, o ministério lançou uma plataforma vinculada ao site oficial da pasta. A Plataforma IVIS mantém atualizado o número de casos confirmados, suspeitos e descartados no país. É possível acessar a plataforma pelo site plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus.
Para evitar o risco de contaminação, é recomendado medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
FONTE: Ministério de Saúde