Três adolescentes perderam a vida e uma mulher está desaparecida após um incidente em uma cachoeira em Paranavaí, no noroeste do Paraná
Três adolescentes perderam a vida e uma mulher está desaparecida após um incidente em uma cachoeira em Paranavaí, no noroeste do Paraná, no último domingo (17).
As autoridades afirmam que foram vítimas de uma cabeça d’água, um fenômeno causado por chuvas intensas em uma área específica do rio ou cachoeira, resultando em um aumento repentino do nível da água e fortalecendo as correntezas.
A cabeça d'água se origina da chuva intensa, ocorrente em um ponto alto e isolado do rio. Quando chove muito nesse ponto, o volume de água tende a aumentar ao longo do percurso de forma abrupta, podendo desenvolver uma forte correnteza que acompanha o nivelamento do nível das águas.
Já o fenômeno conhecido como tromba d’água, nada mais é do que tornado que se forma sobre a superfície das águas, formando uma espécie de “furacão de água”, dando a ela uma forma que se assemelha a uma tromba. Dificilmente esse fenômeno ocorre em rios ou represas, sendo caracterizado por seus registros em alto mar.