Ela pode ser aplicada tanto em quem já teve dengue quanto em quem nunca foi diagnosticado com a doença.
A vacinação contra dengue começa hoje em Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e outras cidades da região metropolitana de São Paulo.
Onze municípios paulistas foram escolhidos pelo Ministério da Saúde para receber as doses nessa primeira fase. Cidades na região do Alto Tietê começam a vacinação na rede pública nesta semana. Veja as datas de início da imunização:
19/2 (segunda-feira) - Itaquaquecetuba
20/2 (terça-feira) - Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano
21/2 (quarta-feira) - Poá
22/2 (quinta-feira) - Biritiba Mirim
23/2 (sexta-feira) - Salesópolis
Estado recebeu 79,4 mil doses da vacina contra a dengue. A orientação é que crianças de 10 e 11 anos sejam as primeiras a receberem, por serem a faixa etária com maior número de hospitalizações, depois dos idosos.
A vacina utilizada será a Qdenga, disponível em duas doses. Ela pode ser aplicada tanto em quem já teve dengue quanto em quem nunca foi diagnosticado com a doença.
Na rede particular, o preço da vacina varia entre R$ 300 e R$ 450 por dose. Qualquer pessoa entre 4 e 60 anos pode receber o imunizante, exceto grávidas, lactantes e imunocomprometidos.
Vacina ainda não é indicada para pessoas com mais de 60 anos. O laboratório não apresentou estudos com adultos acima dessa idade, segundo a Anvisa.
FONTE: UOL