Essa tendência não é exclusiva do Brasil. Outros importantes mercados, como Índia e Japão, também estão desacelerando no setor de carros elétricos.
A pesquisa da KPMG revelou que a maioria dos brasileiros (89,7%) deseja ter a opção de comprar carros elétricos, mas os altos preços, a falta de infraestrutura e o desinteresse das principais montadoras estão dificultando essa realidade.
Atualmente, com exceção das empresas chinesas, as montadoras líderes do mercado não estão priorizando carros totalmente elétricos.
Em vez disso, estão focadas em híbridos e veículos movidos a etanol como alternativas para reduzir as emissões de gás carbônico.
Essa tendência não é exclusiva do Brasil. Outros importantes mercados, como Índia e Japão, também estão desacelerando no setor de carros elétricos.
Além do aspecto financeiro, outros desafios também dificultam a adoção dos carros elétricos:
- A acessibilidade à rede de concessionárias;
- A disponibilidade de peças de reposição;
- A reputação do veículo e a depreciação são considerações importantes para os consumidores na hora da compra.