O metanol, substância corrosiva usada para a fabricação de laminado de plástico, é capaz de gerar danos profundos.
Em 2023 houve um crescimento da adulteração de gasolina e do etanol por um combustível altamente corrosivo, que traz sérios riscos à saúde humana e danos significativos aos veículos.
O metanol, substância corrosiva usada para a fabricação de laminado de plástico, é capaz de gerar danos profundos ao motor do automóvel em apenas um abastecimento.
O painel do Programa de Monitoramento da Qualidade do Combustível da ANP, em 2023, mostra que em um universo de 477 amostras de combustíveis adulterados, 32 estavam "batizadas" com metanol.
Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, esclarece que o metanol chega legalmente ao Brasil para duas finalidades: para a fabricação de laminado de plástico e uma parte pequena é utilizada na produção de biodiesel.
Nesse caso, a primeira coisa a fazer é observar o consumo de seu veículo, especialmente se os números mudaram de uma hora pra outra.
Veja também se seu desempenho ficou pior, principalmente quando você precisa mais do motor, como em subidas ou com o carro cheio de gente.
FONTE: UOL