Distribuidora salientou que ainda podem ocorrer interrupções até a conclusão das obras e que disponibilizou geradores para serviços essenciais.
Apesar da conclusão da instalação da torre, equipes da Enel permaneceram no local para a remoção de árvores próximas aos cabos elétricos. Foto: Divulgação
A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, concluiu com sucesso a instalação de uma nova torre para sustentação dos cabos elétricos que conectam até a subestação de energia no Distrito de Jordanésia, em Cajamar. A ação se tornou necessária após um vendaval, na última quinta-feira (18), derrubar a antiga estrutura, deixando cerca de 14 mil residências sem luz.
O processo de instalação, iniciado imediatamente após o incidente, foi finalizado no último sábado (20). Cerca de 100 profissionais, em uma operação ágil de dois dias, abriram estradas, realizaram poda de árvores e transportaram tratores e caminhões com as ferragens necessárias para a nova torre.
A Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Cajamar desempenharam papéis importantes no processo, com o maquinário cedido pela Prefeitura de Cajamar, que enviou aproximadamente 30 funcionários para colaborar.
Durante o período de emergência, a Enel executou manobras no sistema, redirecionando energia de Jundiaí, Franco da Rocha e do Distrito do Polvilho, atendido por outra subestação. Essa medida evitou que as 14 mil residências ficassem sem luz até a ativação da nova torre.
Apesar da conclusão da instalação da torre, equipes da Enel permaneceram no local para a remoção de árvores próximas aos cabos elétricos. Investigações estão em andamento para determinar se a plantação de eucaliptos no terreno, de propriedade da Melhoramentos, respeitou as margens de segurança da linha de transmissão.
Com a conclusão da nova torre, as manobras realizadas anteriormente estão sendo desfeitas, mas oscilações de energia ainda podem ocorrer durante o processo de estabilização.