Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados pelo Ministério da Saúde
Desde o início do monitoramento, 240 casos suspeitos foram descartados e dois confirmados; de acordo com a OMS, a doença está presente em 64 países e a taxa de mortalidade registrada é de 3,4% dos casos.
Foto: Ali Shirband/Mizan News Agency via AP
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (3), o Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19).
Desde o início do monitoramento, 240 casos suspeitos foram descartados. O país tem dois casos confirmados da doença, os pacientes moram em São Paulo e contraíram a doença durante visita recente à Itália.
Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus (Covid-19) está presente em 64 países. A taxa de mortalidade registrada é de 3,4% dos casos.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que novos países serão incluídos na lista de monitoramento para definir suspeitos do coronavírus, entre eles está os Estados Unidos – o país já registra duas mortes e 64 casos confirmados da doença.
Quando é necessário buscar atendimento médico?
O secretário-executivo ressaltou que a busca por atendimento médico não deve ocorrer em todos os casos em que houver sintomas leves ou somente para investigar uma possível contaminação no exterior.
"Mesmo quem tenha vindo desses países, mas tem sintomas leves ou está assintomático, não deve buscar o posto de saúde. Se nós fizermos isso, vamos encher nossas unidades de saúde com casos leves e assintomáticos. Nós gradativamente temos que desmobilizar esse movimento." - João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.
"Nesses casos, é muito melhor que ligue para o 136 e peça uma orientação. O critério é o mesmo de anteriormente. As pessoas quando ficavam gripadas iam todas ao posto de saúde? Não. Nós não precisamos impor que as pessoas com sintomas leves vão a uma unidade de saúde", afirmou Reis.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
O Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
BOLETIM CORONAVÍRUS
O Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS (plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus). O objetivo é manter a população informada a respeito do novo coronavírus no Brasil e no mundo. No site é possível acessar o número de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.
FONTE: G1