O motivo é que o transporte delas é feito de navio e, neste momento os rios Amazonas e Madeira estão com dificuldade de navegação.
Produção de ônibus elétricos na fábrica da multinacional chinesa BYD, em Campinas (SP), foi afetada pela seca no Amazonas, linha de produção da fabricante foi retomada neste mês. O motivo é que o transporte delas é feito de navio e, neste momento com a seca, os rios Amazonas e Madeira estão com dificuldade de navegação.
Até o momento, não há previsão para a chegada das baterias em Campinas.
A seca recorde no Amazonas tem afetado a navegação, incluindo o transporte de cargas. No final de outubro, apenas um navio atracou no porto, o Izmir, da MSC, com apenas 10% da sua capacidade de carga.
A fábrica da BYD em Campinas deve fornecer chassis de ônibus 100% elétricos para a capital paulista, por isso, a estrutura passou por obras para aumentar a capacidade produtiva. A fabricante produz ônibus comuns e articulados com cerca de 250 quilômetros de autonomia na bateria.
A empresa pretende produzir cerca de dois mil ônibus elétricos em 2024. Para isso, a planta passará de 60 para 150 funcionários até dezembro, com a implantação de três turnos de trabalho.