Este é o primeiro caso da doença no país. Além do caso confirmado, há outros 20 casos em investigação, já foram descartadas 59 suspeitas no país; Vinhedo monitora família que teve contato com paciente.
Foto: Reprodução/G1
O Ministério de Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Além do caso confirmado, há outros 20 casos em investigação, já foram descartadas 59 suspeitas no país. As informações são do G1.
De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas da mesma família em observação. Trata-se de um homem de 61 anos, morador de São Paulo.
O hospital Israelita Albert Einstein notificou o Ministério da Saúde na terça-feira (25), a unidade fez um teste, que deu positivo para o novo coronavírus. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído rapidamente, em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias.
Em nota, o hospital afirma que o paciente se encontra em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório domiciliar pelos próximos 14 dias.
O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que os passageiros que estavam no avião com o paciente detectado com Covid-19 não serão postos em quarentena. Porém, 16 passageiros devem ser postos em observação: a partir da poltrona onde o paciente viajava, serão monitorados os passageiros dos lados e das duas fileiras à frente e atrás.
VINHEDO
A Secretaria de Saúde de Vinhedo (SP) monitora três pessoas, sendo dois adultos e uma criança, que tiveram contato no fim de semana com o homem de 61 anos que é o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. A prefeitura afirma que nenhum dos três apresentou sintomas da doença.
SINTOMAS
A doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, apresenta sintomas variados. Os mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Ainda de acordo com a OMS, esses sintomas são normalmente leves. Já os sintomas em casos mais graves são síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.
CUIDADOS
A prevenção da transmissão do novo coronavírus deve ser feita, principalmente, pela higienização das mãos e de superfícies que possam estar contaminadas. É recomendável portar álcool 70 para limpar prontamente as mãos antes de encostar em áreas como olho, nariz e boca.
FONTE: G1