Programa Escola Segura completa 4 meses e reforça a segurança nas escolas de Cajamar"
Com um efetivo de 74 Guardas Municipais, o programa garante a presença diária de profissionais em periodo integral em todas as unidades educacionais do Colégio do Futuro.
Cajamar foi o primeiro município do Brasil a aprovar uma lei para garantir guardas armados nas escolas. Foto: Murilo Soares/SECOM/PMC
No dia 10 de agosto, o "Programa Escola Segura" da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social completará quatro meses de atuação nas escolas e creches municipais de Cajamar. A iniciativa, executada pela Guarda Municipal, visa intensificar a segurança durante o período escolar, tanto pela manhã quanto à tarde.
Com um efetivo de 74 Guardas Municipais, o programa garante a presença diária de profissionais em periodo integral em todas as unidades educacionais do Colégio do Futuro em Cajamar, inclusive no distrito rural do Ponunduva.
Destacando-se como pioneiro no país, o município de Cajamar aprovou uma lei de autoria do prefeito Danilo Joan, tornando obrigatória a vigilância armada em todas as instituições de ensino, incluindo as particulares.
Desde a implantação do "Escola Segura", nenhum caso de violência foi registrado nas escolas, afirmou o prefeito Danilo Joan (PSD), ressaltando que o programa foi o primeiro a ser implementado em nível nacional.
Os pais dos estudantes em Cajamar aprovaram à medida adotada pelo governo municipal, sentindo-se mais tranquilos e seguros com a presença reforçada da Guarda Municipal nas escolas da cidade.