Segunda, 25 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

05/07/2023 às 15h27

264 visualizações

Redação

Cajamar / SP

Alunos de Cajamar passam para a 2ª fase das Olimpíadas Brasileira de Astronomia
A iniciativa tem como intuito fomentar o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral
Alunos de Cajamar passam para a 2ª fase das Olimpíadas Brasileira de Astronomia
A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é um evento nacional que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral.
Os alunos das escolas municipais de Cajamar, EMEBs Demétrio Ponte e Iran Gonçalves Carnaúba participaram da Mostra Brasileira de Foguetes e três alunos de cada escola conseguiram excelente alcance no lançamento de seus próprios foguetes. Com esse desempenho, os seis alunos classificados foram convidados para participar da próxima etapa da Jornada de Foguetes que será realizada no Rio de Janeiro.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) é um evento nacional que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral. A participação na OBA tem sido expressiva ao longo dos anos, com um aumento constante no número de escolas e alunos inscritos em todo o Brasil e em especial no município de Cajamar, com um aumento de inscritos e participantes.

A MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes, em particular, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

Este ano, o Professor Osmar Martins Palácio Araújo Rocha inscreveu seus alunos das EMEBs Demétrio Ponte e Iran Gonçalves Carnaúba na OBA e seu objetivo foi o lançamento de foguetes que envolve conceitos de física e propulsão. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de projetar, construir e lançar seus próprios foguetes, competindo para alcançar a maior distância e três alunos de cada escola conseguiram alcançar esse objetivo.

Os alunos contemplados foram:

EMEB IRAN GONÇALVES CARNAÚBA

Murilo Lins Angeolucci – 6ºB
Miguel Viana de Oliveira – 6ºA
Felipe Silva Santos – 6ºA
EMEB DEMÉTRIO RODRIGUES PONTES

João Pedro dos Santos Silvestre – 6º A
Yan Levi da Silva Cabral – 7º A
Kauane Vitória Costa Garcia – 8º B
O Secretário de Educação, Prof. Dr. Régis Souza, enfatiza a importância de incentivar os alunos a participarem de ações como esta. “Esse tipo de iniciativa proporciona a estudantes e professores novas descobertas, ideias, técnicas e conhecimentos, além de promover uma atividade extracurricular que contribui para o desenvolvimento global dos nossos jovens”, destaca o Secretário.

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia