No país o Inverno deste ano terá impacto do fenômeno El Niño; veja a previsão com a chegada da nova estação
Cajamar enfrenta dias frios com baixas temperaturas. Foto: Metrópole Regional
Após um fim de semana frio, que registrou recorde de menor temperatura do ano em Cajamar, a cidade amanheceu nesta segunda-feira (19.junho) com predomínio de sol e mínima ainda baixa. Por volta de 7h, a temperatura registrada pelo Climatempo era de 11ºC. A semana, que tem a chegada do Inverno, segue com temperaturas amenas, mas com elevação gradual e previsão de chuva a partir de sexta.
Para hoje, segundo o Climatempo, a previsão é de sol, com aumento de nuvens no decorrer da tarde, quando a máxima chega a 19ºC. A terça-feira segue com condições semelhantes, mas com leve aumento, as temperaturas ficam entre 9ºC e 21ºC.
Mesmo com a chegada da estação mais fria do ano, as temperaturas seguem mais amenas, ficando entre 14ºC e 25ºC na quinta. Já na sexta-feira os indicativos prévios indicam para pancadas de chuva na cidade, que voltam a reduzir a temperatura máxima.
INVERNO COM EL NIÑO
O Inverno deste ano terá impacto do fenômeno El Niño, que afeta o Brasil aumentando a seca no Norte, Nordeste e parte norte do Centro-Oeste, e provocando o oposto no Sudeste e Sul, com volumes de chuva maiores que o normal. O fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da Linha do Equador aquecem mais do que o normal, o que altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.
O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou que o El Niño já se formou e tende a se fortalecer ao longo do Inverno. O fenômeno não tem um tempo previsível de duração, e pode se estender entre seis meses a dois anos.