O Dia ‘D’ de mobilização acontece neste sábado, dia 15 de fevereiro. A convocação será para mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos.
Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS
O Ministério da Saúde lançou a nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Com o conceito Intitulada “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos.
A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. Nesta etapa, a convocação será para mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, que devem se vacinar, entre 10 de fevereiro e 13 de março. O Dia ‘D’ de mobilização acontece neste sábado, dia 15 de fevereiro. Nessa data, os postos de saúde abrem no sábado para vacinar o público-alvo.
Segundo o ministério, foram encaminhadas neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral aos estados. O número corresponde a um aumento de 9% no volume de doses que foram solicitadas, segundo a pasta.
Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) cidades, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.
De acordo com os dados do ministério, atualmente, novo estados mantêm a transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
O Ministério da Saúde afirma que, além da campanha de vacinação que acontece em fevereiro, as ações terão continuidade em mais duas etapas de mobilização nacional neste ano. De junho a agosto, para reforço do público de 20 a 29 anos de idade, mais suscetíveis ao sarampo; e em agosto para a população de 30 a 59 anos de idade.
FONTE: Ministério da Saúde