Transmissões de sessões da Câmara de Cajamar conta com tradução simultânea em Libras
Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é comemorado nesta segunda-feira, 24 de abril.
Desde agosto do ano passado, a transmissão das reuniões da Câmara contam com a tradução simultânea em Libras. Imagem: Reprodução/Youtube
O dia 24 de abril marca a data em que a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão foi oficialmente reconhecida por meio da regulamentação da Lei nº 10.436, de 2002, por isso o tema é comemorado nessa data. Desde agosto do ano passado, a transmissão das reuniões da Câmara contam com a tradução simultânea em Libras. A iniciativa fez parte de uma série de ações do Legislativo visando à acessibilidade e à inclusão.
O presidente da Casa, vereador Clebinho (PSD), ressalta que todas as melhorias têm como objetivo a participação de toda a população nas atividades da Câmara. “Em meu primeiro mandato como vereador, pude acompanhar a execução de diversas ações de inclusão no Poder Legislativo. A implantação da tradução em Libras na Câmara cajamarense é um grande avanço para nossa cidade. Agora como presidente da Câmara nossa intenção é continuar investindo em mais ações de inclusão possibilitando acesso à todos os moradores”, diz.
Recentemente, a Câmara implantou, também, melhorias no sistema de captação de imagens e de votação no Plenário. O novo projeto é uma solução integrada que permitiu, entre outros avanços, possibilitando uma maior qualidade das transmissões ao vivo dos eventos do Poder Legislativo.
As sessões ordinárias da Câmara acontecem nas segundas e últimas quartas-feiras de cada mês, com início às 18 horas, com transmissão pelo Facebook e YouTube.
Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Libras não é uma linguagem, mas uma língua, já que dispõe de léxico (conjunto de palavras) e gramática (regras) próprias. De acordo com a lei que a oficializou, Libras possui o mesmo status linguístico que o português.