Projeto foi aprovado e encaminhado ao Poder Executivo para que a lei seja sancionada
A iniciativa é do vereador e presidente da Câmara, Clebinho (PSD) e prioriza o atendimento dessas pessoas em órgãos públicos e empresas privadas.
Os vereadores da Câmara de Cajamar votaram nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei nº 48/2022, que garante atendimento prioritário em filas para portadores de fibromialgia durante a 4ª Sessão Ordinária. A iniciativa é do vereador e presidente da Câmara, Clebinho (PSD) e prioriza o atendimento dessas pessoas em órgãos públicos e empresas privadas.
O Projeto de Lei segue ao Poder Executivo para que a lei seja sancionada no município.
A fibromialgia é uma síndrome clínica crônica que afeta o sistema nervoso central e periférico, caracterizada principalmente por dor musculoesquelética difusa e crônica, fadiga, sono não reparador, rigidez matinal, dor de cabeça, formigamento ou dormência nas extremidades, sensibilidade ao toque e alterações no humor e cognição.
Apesar de ainda não haver uma causa conhecida para a fibromialgia, acredita-se que fatores genéticos, ambientais e psicológicos possam contribuir para o seu desenvolvimento. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e não há um teste laboratorial específico para confirmar a doença.
O tratamento da fibromialgia envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui medicamentos para alívio da dor e outros sintomas, terapia ocupacional, fisioterapia, exercícios físicos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida.