Concentração teve início por volta das 9h na Avenida Tenente Marques no Distrito do Polvilho.
Com faixas e cartazes, os estudantes criticaram as mudanças. Foto: Divulgação
Estudantes do ensino médio da rede pública se reuniram na Avenidas Tenente Marques, na manhã desta quarta-feira (15), para reivindicar a revogação do Novo Ensino Médio.
O ato foi convocado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e contou com a participação de movimentos estudantis da cidade, alunos da ETEC Gino Rezaghi e membros do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cajamar. A concentração começou por volta das 9h em frente ao portal (monumento) localizado na rotatória do Trevo da Margarida.
Com faixas e cartazes, os estudantes criticaram as mudanças, que veem como um esvaziamento do ensino que, entre outros problemas, os deixa menos preparados para ingressar nas universidades públicas.
O Novo Ensino Médio foi instituído com a Lei 13.415/17, no governo de Michel Temer, mas só trouxe mais problemas e insatisfação para alunos e professores, segundo os manifestantes.
De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a proposta teria que flexibilizar o currículo e oferecer aos alunos uma formação mais direcionada às suas áreas de interesse, mas o que ocorreu foi uma grande falta de clareza em relação aos objetivos da reforma e sua aplicação.