As equipes da prefeitura já realizaram o levantamento dos locais atingidos pelas fortes chuvas e iniciaram as obras para impedir alagamentos
Operários trabalham na expansão do tanque de contenção na Vila União. Reprodução
Na última quinta-feira (19), o prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), anunciou o início de 11 obras emergências de contenção de enchentes. Os trabalhos serão executados nos bairros que apresentam áreas de risco e tiveram residências alagadas com as últimas chuvas
Para a realização das obras, técnicos da prefeitura efetuaram um levantamento e identificou os bairros mais afetados, são eles: Cajamar Centro, Água Fria, Cimiga, Acampamento Florim, Vila União, Olaria e Ponunduva. “Estamos há três anos trabalhando para acabar com os alagamentos em Cajamar e muitos pontos já foram solucionados, porém, desta vez foi um grande volume de água em pouco tempo e acabou invadindo algumas residências. Mas agora já fizemos um novo cronograma de obras e vamos atender todos os bairros prejudicados”, afirmou o prefeito Danilo Joan.
As intervenções incluem a expansão do tanque de retardo na Vila União, onde também será construído um muro de contenção e uma nova instalação de rede de drenagem para aumentar a capacidade de condução do fluxo de água na Rua Francisco Caetano de Moraes (antiga Rua Um). No bairro Olaria, terá início essa semana as obras de drenagem e contenção das ruas Coleirinhas e Colibris, em seguida, também será executada a ampliação da rede de drenagem no bairro Cimiga. No Acampamento Florim as equipes já iniciaram um estudo de macrodrenagem para estabelecer as obras e acabar com as enchentes no bairro.
Além das obras de prevenção, após as chuvas dos últimos dias, a administração municipal está executando um trabalho em conjunto entre a Defesa Civil e as Secretarias de Desenvolvimento Social; Mobilidade e Desenvolvimento Urbano; e Infraestrutura e Serviços públicos, prestando assistência e fazendo o cadastramento de todas as famílias afetadas.
O Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Raul Lopes, ressaltou que as obras já estão sendo executadas, priorizando as áreas de maior risco. “Nós identificamos os pontos mais urgentes da cidade que sofrem com alagamentos e já estamos intervindo para que os danos sejam minimizados o quanto antes”, afirmou o secretário.