Danilo Joan presta auxílio às famílias que tiveram casas atingidas pelas fortes chuvas
Segundo dados da Defesa Civil choveu 70% do que era esperado para todo o mês em menos de 12h. O alto volume de chuva surpreendeu e dificultou o escoamento das águas
Danilo Joan esteve na noite desta terça e madrugada de quarta visitando os moradores da Vila União. Reprodução
Desde a tarde da última terca-feira (17), equipes da Prefeitura de Cajamar prestam auxílio e orientações às famílias que tiveram suas casas atingidas pelo temporal que caiu no meio da tarde de terça. A Defesa Civil do Município já esteve nas residências fazendo vistorias e não constatou danos estruturais. Foram feitas orientações gerais para um retorno seguro das pessoas às suas moradias.
A região mais atingida foi a da Vila União Segundo dados da Defesa Civil choveu 70% do que era esperado para todo o mês em menos de 12h. O alto volume de chuva surpreendeu e dificultou o escoamento das águas.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou o cadastro de famílias que tiveram suas casas alagadas ou afetadas pela chuva, no bairro da Vila União.
Foram fornecidos alimentos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e também colchões, pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
Na manhã desta quarta-feira (18), equipes de técnicos e assiatentes sociais retornam ao bairro da Vila Uniao para novas vistoria, cadastro das famílias e orientações.
Um caminhão da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou a retirada dos entulhos e materiais danificados das ruas, bem como das casas atingidas, que estão abaixo do nível da rua, desde a madrugada desta quarta-feira (18).
Por volta das 22 horas o prefeito Danilo Joan esteve no bairro visitando os moradores e acompanhando de perto os estragos causados pelo grande temporal. O chefe do Executivo anunciou que nesta quarta-feira engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos irão realizar obras canalização externa e abertura de bocas de lobo nas duas principais ruas do bairro para ajudar a acelerar o escoamento de água na região.
Em 2015, a prefeitura havia realizado a pavimentação do bairro sem a construção de bocas de lobos. Na época, a prefeitura era administrada pelo ex-vereador, Aguinaldo Camonge, o Pezão.
Acumulado de chuva surpreende
De acordo com a Defesa Civil de Cajamar, em cerca de tres horas de chuva, o município recebeu nesta terça 145,1mm de de chuva, o volume verificado para o curto espaço de tempo, especialmente na região de Cajamar-Centro e Vila União, bairro mais afetado pelas chuvas, surpreendeu os técnicos da Defesa Civil do Município.
Na manhã desta quinta-feira (8), a cidade amanheceu com céu azul e há mais previsão de chuvas fortes para os próximos dias.
Atendimento às familias
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que necessitam de doações estão sendo cadastradas por equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) unidade de Jordanesia, que estão realizando o atendimento no bairro da Vila União.
Investimentos
Nos últimos três anos, a atual administração investiu em inúmeras obras de infraestrutura em Cajamar, que contemplam, entre outras, melhorias da rede de drenagem, execução de novas redes e galerias. Além destas ações, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos também realizarou diversos serviços para aprimorar o sistema de drenagem municipal.
Existem ações com foco exclusivo na drenagem, tais como limpeza e desassoreamento de canais, obtenção de recursos para a atualização do Plano de Macrodrenagem e uma das principais obras da administração: a Macrodrenagem da Bacia do Rio Ribeirão dos Cristais.
A busca por recursos extraorçamentários para investimento em obras de infraestrutura/drenagem foram encaminhadas ao Governo do Estado e ao Governo Federal.