PIB de Cajamar cresce mesmo com pandemia e se mantém entre as 50 maiores do Brasil
Os dados foram revelados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o fortalecimento econômico local em uma das fases mais desafiadoras para o país. Foto: Secom/PMC
O novo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em colaboração com a Fundação João Pinheiro (FJP), sobre o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades reforça a relevância de Cajamar para a economia nacional. Baseado em dados de 2020, quando o país vivenciou uma grave crise sanitária e econômica devido à pandemia de Covid-19, o ranking aponta que o desempenho do município, na soma de todos os bens e serviços produzidos no período, ficou entre as melhores do Brasil. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16).
Com um PIB de R$ 20,7 bilhões, Cajamar ocupa a 50ª posição, à frente de municípios como João Pessoa (PB), Maringá (PR), São José do Rio Preto (SP), Uberaba (MG) e São Caetano do Sul (SP).
No período, o município respondeu por fatia de 0,27% de toda a riqueza gerada no País, ficando na 50ª posição no ranking nacional geral e na 15ª posição no Estado de São Paulo, atrás da Capital, Osasco, Guarulhos, Campinas, Barueri Jundiaí, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Paulínia, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santo André, Piracicaba e Santos.
O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o fortalecimento econômico local em uma das fases mais desafiadoras para o país.
Maior atividade econômica
Para o mapeamento do desempenho da economia nos municípios, o IBGE considerou valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica (agropecuária, indústria e serviços) e dos setores públicos de administração, saúde, educação e seguridade social, os impostos, líquidos de subsídios e o PIB per capita.