Temporais provocam alagamentos recorrentes.
Alagamentos se repetem em áreas de Franco da Rocha - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ver a cidade embaixo d'água não é nenhuma novidade para a população de Franco da Rocha. Como boa parte da área habitada está próxima de rios ou córregos, encontrar alguém que já foi prejudicado por inundações é tarefa fácil.
Mesmo quem não mora perto de um rio conhece bem o impacto das chuvas no dia a dia do município.
Com a chegada do mês de dezembro e as chuvas ocasionais, comuns neste período do ano, o clima de tensão e preocupação na cidade aumenta, tanto para os moradores, como para os comerciantes.
Problema de Décadas
Franco da Rocha se tornou uma triste referência com grandes enchentes nos ultimos 30 anos: 1987, 2011, 2016 e a última em janeiro de 2022 que deixou 18 mortes.
Últimos Alagamentos
Na última segunda-feira (28) a forte chuva que atingiu a cidade causou alagamentos por diversas áreas da cidade, inclusive na região central. Foram cerca de 75mm em uma hora.
Ontem (3), a cidade voltou a sofrer com inundações de rios, alagamentos de casas, ruas e comércios.
Ações da Prefeitura
A Prefeitura de Franco da Rocha divulgou em suas redes sociais que a Defesa Civil montou um plantão para atender todas as notificações e chamados referentes as chuvas.
O órgão disponibiliza dois telefones para contatos emergenciais: (11) 4800-1751 e 4800-1752
O morador também pode preencher um formulário on-line através do link: https://forms.gle/tXFvP7PYVbgiUVk88
A recomendação da Defesa Civil para os moradores que residem em área de risco, caso notar qualquer movimentação ou barulho estranho, saia de casa e acione imediatamente o plantão da Defesa Civil.