Fortes chuvas e deslizamentos deixaram ainda 45 mortos, 18 desaparecidos, 12 feridos, 12.560 desalojados e 2.557 desabrigados.
Foto: Reprodução/Douglas Magno /AFP
Nesta segunda-feira (27), o número de cidades em situação de emergência em Minas Gerais por conta das chuvas subiu. O decreto foi publicado no Diário Oficial do governo estadual. A medida vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população.
Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob a coordenação da Defesa Civil de Minas Gerais.
Até o momento, já foram confirmadas as mortes de 45 pessoas no estado, registradas entre sexta-feira (24) e domingo (26). Dezenove pessoas continuam desaparecidas. A maior parte das ocorrências está relacionada a risco geológico, como deslizamentos e soterramentos.
O Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, esteve em Belo Horizonte e disse que os atingidos pela chuva devem ter antecipação do Bolsa Família e do saque do FGTS.
Nesta segunda-feira (27), uma portaria publicada no Diário Oficial da União reconheceu a situação de emergência em decorrência das chuvas intensas nos 47 municípios. Canuto prometeu que o governo federal vai disponibilizar R$ 90 milhões para atender às demandas relacionadas às fortes chuvas em Minas Gerais.
FONTE: G1